sábado, 24 de março de 2012

A VERDADE

A verdade é algo para se guardar a sete chaves.
Quando falamos a verdade os olhos brilham, o corpo relaxa e nos complicamos.
Fácil na vida é dizer EU TE AMO sem saber ao certo o que significa amar. Amar é privar-se de alimentos como faz uma mãe garantindo a refeição do filho, é trabalhar duro para manter o filho estudando sem que ele precise trabalhar, amar é compreender a ignorância dos filhos que pedem tudo e quando negado algo faz chantagens ou falam palavras duras aos pais.
Imaginem se perguntado a nós de maneira concisa: Você me ama?! E a resposta fosse: gosto muito de você, mas não é amor. Estaria decretada a guerra conjugal, familiar...
Se tal pergunta for proferida por uma mulher carente ou insegura, pronto, a resposta deve ser a mais cuidadosa MENTIRA já dita.
Imaginem então se falássemos tudo o que nos vem à cabeça, não existiria sociedade, pois ela nada mais é que um monte de MENTIRAS para manter as pessoas unidas.
Se passar um homem ou mulher atraente e falar o que realmente pensa te chamarão de tudo que é tipo de coisas para te desestimular a ser quem realmente é.
Quando recebemos aquele presente que em nada nos agrada, melhor MENTIR e ser cuidadoso com as expressões faciais.
Quando estamos sem disposição para falar e o vizinho puxa assunto melhor disfarçar...
Quando a visita se esquece de ir embora, ou você continua dando o máximo de atenção (MENTINDO), ou inventa algo pra disfarçar, porque se você falar a verdade perde o amigo.
Quase sempre estamos presos sem correntes, estamos presos nas palavras e estas não podem desacreditar uma vez que será tudo o que levaremos ao findar a vida.
As MENTIRAS boas, nós contamos aos filhos, amigos e amores para “proteger” eles de todo tipo de mal, sofrimento e decepções, mas às vezes confundimos as boas MENTIRAS com aquilo que gostaríamos que verdades fossem.
A VERDADE, é que tudo o que puder ser feito para alcançar os objetivos da vida deve ser feito, porém lembramos que cada um de nós possui seus objetivos e alguns de nós apenas estão dispostos a respeitar o outro para chegar a ele.
A VERDADE deve ser mantida a sete chaves, mas devemos ter todas elas à mão para quando precisar.
Podemos sim omitir algo, MENTIR para nos salvar, enquanto a verdade permanecer oculta, mas nossos pensamentos tendem a se manifestar por sinais, palavras gestos e até por omissão de atitudes.
A VERDADE é que a MENTIRA é necessária se quisermos viver em sociedade.

Guaraci Costa
Caxias do Sul, 20 de Março de 2012. 

Um comentário:

  1. texto cedido pelo autor, meu compadre, tio, irmão, primo... nossa, ele é tanta "coisa" pra mim...
    logo teremos mais de Guaraci Costa, aguardem!

    ResponderExcluir

Marcadores

TEXTOS (9) DICAS (6) FRASES (4) TIRINHAS (4) VIDEOS (4) PRECES (3) by Bete (2) GUARACI (1)